sábado, 6 de setembro de 2008

Route 66

A mítica estrada que levou gerações de americanos para Oeste, refugiados da Dust Bowl, continua a cativar gente de todo o mundo, apesar de, como dissemos, ter muitos troços desactivados e nem sempre corresponder ao itinerário seguido no On the Road de Jack Kerouac.
A histórica Route 66 é considerada uma das principais estradas intercontinentais da América, ligando Chicago, no Illinois, a Los Angeles, na Califórnia. Prolonga-se por mais de 3200 quilómetros, atravessando três fusos horários, oito estados e centenas de cidades: por isso, ganhou o titulo de Main Street of America, com os seus números cafés, restaurantes abertos 24 horas, motéis, anúncios de néon, velhos postos de abastecimento, atracções turísticas bizarras.
(…) No entanto, esta estrada lendária de alcatrão e poeira que atravessa o coração dos EUA, e a que John Steinbeck chamou «Estrada Mãe», permanece como uma era de grande aventura mítica.
A Route 66 é um lugar onde se vai em busca do passado. Viajantes nostálgicos querem provar e saborear a Endangered American Experience, que ainda paira ao longo da Old Route 66.


Retirado do livro HOTEL BABILONIA de Cáceres Monteiro.

Livro lido entre Outubro de 2006 e Abril de 2007.

Sem comentários: