sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Festival para Gente Sentada

Dia 13:
Chuck Prophet


Chris Eckman



Giant Sand





Dia 14 Fev:
Russian Red



Manuel Cruz (Foge Foge Bandido)


Josh Rouse













Foi no passado fim-de-semana que fui ao Festival para Gente Sentada em Santa Maria da Feira, primeiro por sugestão da P. que já em Dezembro falou nisso e depois por vontade própria, desde que soube que nele ia actuar o Josh Rouse.
A primeira noite (sexta-feira) começou com dois artistas a solo: Chuck Prophet e Chris Eckman. O primeiro é algo extravagante e com boa interecçao com o publico apresentou músicas calmas até à última música, altura em que entraram em palco os elementos dos Giant Sant para dar uma ajudinha. O segundo apresentou o seu reportório de música de intervenção e contou-nos que morou em Lisboa em 1999 mas que gostava mais da cidade do que da namorada, contrariamente ao que acontece agora... .
Depois destes um intervalo mais longo para preparar o palco para os Giant Sand, quatro elementos que tocaram músicas quentes do deserto (do Arizona). Desconhecia mas agradou-me bastante a sua actuação. Deu-me vontade de conhecer mais, e esta semana já andei por aqui, aqui e aqui. Para mim foram a surpresa agradavel do festival.
A segunda noite (sábado) começou com Russian Red, um trio com voz feminina que toca guitarra acústica acompanhada por dois excelentes músicos espanhóis, um deles multi-instrumentista. Depois veio Manuel Cruz com o seu projecto Foge Foge Bandido, o mais aguardado para muitos dos presentes. Cruzamo-nos à entrada com gente nova (bem mais nova que nós!) que tinham vindo de Braga de propósito para o ver. Desconhecia este projecto do ex-Ornatos Violeta e confesso que não gostei. Pausas enormes entre músicas causadas por toda uma panóplia de instrumentos que os rodeavam.
Por último o tão aguardado (pelo menos para mim) Josh Rouse. Desta vez apresentou-se na companhia de outro músico a tocar teclas, piano e guitarra acústica. Uma hora de espectaculo que tornou a saber a pouco - acho que tenho que assistir a um concerto só com o Josh Rouse para poder ouvir mais músicas - mas apesar disso foi muito bom. Apresentou duas músicas novas, uma delas cantada em espanhol: Ciudad de Valencia. Terminou o alinhamento com It's the nightime, tocado a solo e regressou para um encore final novamente acompanhado tocando Love Vibration, tendo pedido a toda a gente para se levantar e ir para junto do palco, uma vez que agora era o final do festival para gente sentada!
Para ver vídeos do Festival, no blog Hug The DJ.

1 comentário:

Sandra Rocha disse...

Uma bela fotoreportagem amigo.
Um grande beijo e desejos de um óptimo fds e carnaval :)