sexta-feira, 6 de março de 2009

3 FORMAS DE VER - Hospital S. João




"3 Formas de Ver"


“Hospital de São João: Três Formas de Ver” – este é o título da mostra fotográfica, resultado do olhar criativo, da emoção, do sentido crítico e dos momentos de vida no hospital de três fotógrafos portugueses e trazida a público em colaboração com o Centro Português de Fotografia, no âmbito do quinquagésimo aniversário do Hospital de São João.

Esta exposição de fotografias é um acervo de liberdade. Ela resulta da visão dos seus autores que, de forma absolutamente livre e independente, visitaram, durante três meses, o Hospital e fixaram, à luz dos seus valores, conceitos e preconceitos, momentos, pessoas, edifício e vida em pedaços imutáveis, mas interpretáveis, de papel e prata. São imagens que chocam, que interpelam, polémicas, como toda a criação livre, cruentas, por vezes, belas e comoventes, outras vezes, mas assinadas e coerentes com a linha criativa dos seus autores.

A temática envolve edifício, retratos e espera, ou seja, os nossos espaços, as nossas pessoas, os nossos doentes, e das fotografias aqui expostas transparecem conceitos que as transcendem e que transcendem os próprios autores.
Edifício, retratos e espera... os lugares, as pessoas e a vida no hospital.
Neste hospital onde a vida acontece na sua plenitude, como expressão da mais crua realidade, transparência existencialista total, lugar de verdade.
Neste hospital onde o conceito de hospitalidade ganha novo sentido. Afinal, o sentido de sempre, mas esquecido, trocado pelo modelo tecnológico que nos domina. O sentido de receber bem, respeitar a quem recebemos enquanto pessoa singular, sujeito com valores e referências, proporcionar condições de conforto para uma estadia compatível com a dignidade da pessoa doente.

Na abordagem das nossas pessoas gostaríamos de ter visto retratados a profundidade amiga do olhar que acolhe, o gesto humilde, modo de servir e cuidar, de inclinar sobre o doente, a mão que afaga, as palavras que confortam, a compaixão que compreende, o saber que dá sossego, o amor que liga à intimidade do Homem, a luz que afaga o pranto, momentos reais como a vida, a verdade do hospital. Mas, destes retratos, também expressões da nossa gente, mais do que dos próprios retratados, enquadradas pela magnificência de um óleo referencial, transpira a serenidade, a segurança feita de conhecimento, competência e saber, o simbolismo da oferenda, da dádiva, do espírito de servir. Afinal, as razões que sustentam o sucesso dos nossos profissionais e, por causa deles, do hospital.

Nos nossos doentes, nas imagens de dor e de sofrimento, na angústia, ansiedade, medo e abandono, na cabeça tombada, nos ombros caídos, expressão de derrota e desesperança, no silêncio e na liberdade dos que esperam, nestes momentos de vida vemos a verdade do hospital.
E, como escreve o poeta Araújo Jorge, "a esperar, na longa espera não perde nunca a esperança..."
Este é um desígnio do hospital, este Hospital de Verdade...


Prof. António Ferreira
Presidente do Conselho de Administração do Hospital de São João

Para ver no Centro Português de Fotografia.

1 comentário:

Sandra Rocha disse...

Deve ser espectacular mas dura de ver.
Beijos.