sexta-feira, 20 de março de 2009

Pocinho - Barca d'Alva








No fim-de-semana passado fui Douro acima até ao Pocinho para aí dar inicio a uma caminhada pela linha férrea abandonada entre o Pocinho e Barca d'Alva. Sabia que seriam 28 km pela linha e que seria melhor parar a meio para pernoitar em Vila Nova de Foz Côa. Não tinha hotel reservado (como sempre) nem sabia se existiam transportes para me trazer de volta ao comboio no domingo à tarde. Aliás, esta foi a maior dificuldade pois condicionou todo o dia de sábado até ter a confirmação por telefone do Posto de Turismo de Barca d'Alva.
A primeira parte do percurso feita no primeiro dia correu muito bem, tirando aquela subida ingreme de quatro ou cinco quilometros entre a Estação do Côa e Vila Nova de Foz Côa. Para a próxima recomendo fazer tudo de uma só vez (seria de loucos), ou arranjar um carro para me vir aí buscar (o mais razoavel), ou então acampar no meio da linha, como já fizeram várias vezes um grupo de Escuteiros que encontrei em Barca d'Alva.
Passei o resto do dia em Vila Nova de Foz Côa onde almocei um lombo de porco assado muito bem guarnecido e muito em conta (Petisqueira Vieira), arranjei onde ficar a dormir (Residencial Marina), obtive a informação sobre os transportes para o regresso, e foi por pouco (20 min) que não fiz o tour das gravuras.
O segundo dia começou com o melhor pequeno almoço da minha vida (comparando qualidade-preço), uma meia-de-leite normal e o maior torrada do mundo com duas fatias de broa ... tudo isso pela módica quantia de 1,40 euros. Depois desci pelo mesmo percurso do dia anterior - o que apesar de ser a descer não quer dizer que tivesse sido mais fácil - e tornei a entrar na linha. O percurso continuou lindo mas mais extenso e perdi um bocado a noção da distância. Cheguei a Barca d'Alva às três da tarde, ainda a tempo de lanchar qualquer coisa pois a camioneta só arranca ás quatro e meia.
Gostei bastante de fazer este percurso e penso que vou voltar a fazer outros do género. Por enquanto ficam só estas duas fotografias, a primeira é do inicio do percurso no Pocinho, a segunda é da Estação de Barca d'Alva; depois vou colocando outras.
Extensão: 28 km
Inicio: Estação do Pocinho
Fim: Antiga estação de Barca d'Alva
Caracteristicas: Percurso longo, sempre sobre carris, aconselhando calçado apropriado (sola dura e protecção da articulação do tornozelo); algumas derrocadas e obstruções de via.
Grau de dificuldade: Dificil, devido às caracteristicas do piso e à distância, sendo aconselhável dividir o percurso em duas partes.
Pontos notáveis: Antigas estações de Côa, Castelo Melhor, Almendra e Barca d'Alva e Ponte internacional sobre o Águeda.
Acessos: Ao inicio, de comboio pela linha do Douro ou de automovel pelo IP2 a partir de Celorico da Beira (do Porto, pelo IP4 até ao nó de acesso a Vila Flor, seguindo daí para o Pocinho); ao final, pelo estradão que sai do topo norte da barragem do Pocinho e segue por Peredo dos Castelhanos, Urros e Ligares, descendo desta aldeia para Barca d'Alva e atravessando o Douro frente à vila.
Cartas 1/25.000 do I.G.E. 130, 141 e 142.
Retirado do livro "Pelas Linhas da Nostalgia" de Rui Cardoso e Mafalda César Machado.
Links visitados:

09 Set 2009: Para ver as carreiras de autocarros aqui.

02 Nov 2011: Uma fotografia tirada a meio ...

7 comentários:

Sandra Rocha disse...

Uma linda viagem que tu fizeste.
Beijokas grandes.

Helder disse...

É uma caminhada que também estou a pensar em fazer. Onde se pode arranjar os horários dos autocarros entre Pocinho e Barca Dalva?

Nelson disse...

Oi

Ja fiz esta caminhada uma vez, mas quero repeti-la este verão.
Era possível enviar inf sobre o estado dos trilhos e de alguma impossiblidade que não esteja ciente?
O meu mail e este.
cumprimentos

Unknown disse...

Olá, bom dia!! Estou interessado em fazer o percurso Pocinho - Barca D'Alva e gostaria de saber informações acerca da "camioneta"!! Faz o transporte entre Barca D'Alva e o Pocinho? Pode, for favor, dar-me alguma informação?

Obrigado
Com os melhores cumprimentos
Carlos

paulo miranda disse...

no fundo do post tem uma ligação para a empresa que faz essas ligações, terás que consultar lá.
boa caminhada.

João Pala disse...

Sr. Paulo Miranda,
Gostaria de poder reproduzir o excelente texto e fotografias deste "post" no Blogue http://fozcoafriends.blogspot.com/
. Venho pedir autorização para o fazer. A resposta poderá ser enviada para Fozcoa.friends.jp@gmail.com.
Independentemente da resposta, não posso deixar de agradecer o extraordinário trabalho.
Muito obrigado.
João Pala

Unknown disse...

Boas pessoal , queria fazer a caminhada pocinho -barca d alva , so que nao tenho os horarios dos autocarros de barca d alva - pocinho para poder regressar . sera que alguem podia ajudar .
obrigado