quarta-feira, 17 de junho de 2009

A procura dos blues

Os blues nasceram nos campos de algodao do Sul, trazidos pelos escravos vindos de Africa para ai trabalharem, tendo-se depois "industrializado" e seguido further on up the road para Norte, para Chicago, a cidade onde me encontro. Foi a vontade de desenvolver essa historia que me trouxe a windy city mas no hostel onde estou alojado em pleno down town, a miuda muito simpatica que me atende e que esta morta por ir Portugal visitar Santiago de Compostela, tal como uma amiga dela que fez a viagem de Santiago a Lisboa, nao me sabe dar mais nenhuma indicacao onde procurar informacoes sobre os blues a nao ser que me desloque ao bar do Buddy Guy, just a few blocks. Diz-me ainda que ao meio-dia tem sempre um espectaculo enquanto se almoca. Sigo para o bar mas ainda era cedo para eu almocar, por isso fico-me pela cerveja Old Style e fico a ouvir um homem a tocar mais ao estilo quase que rockabilly do que propriamente do meu pretendido blues. Enquanto apreciava a cerveja fui-o ouvindo, em fundo primeiro e depois perto do balcao onde me sentei, e fui observando toda a decoracao feita a base de guitarras e discos, deste bar que completou ontem 20 anos.
Sai do bar e fui ver o Lake Michigan ali bem perto e parte da cidade de Chicago. A cidade tem sido alvo de obras de reabilitacao e tem mais algumas coisas para ver para alem dos predios altos que a caracterizam, nomeadamente uma das ultimas atraccoes, o Millenium Park, onde esta a decorrer um festival musical durante este Verao. Deixei as Sears Towers para ver amanha durante o dia pois so torno a partir no ultimo comboio da noite.
Agora visto a melhor roupa que trouxe, aquela que veio no fundo da mala para ocasioes especiais e vou ate ao Union Center, esse palco onde habitualmente jogam os Chicago Bulls e onde durante grande parte dos anos 90 Michael Jordan e Companhia deliciaram os seus adeptos com boas exibicoes e grandes resultados. No entanto nao vou ver nenhum jogo de basketball. Torno a puxar do As...
Acabei de ler o livro GRANDE REPORTAGEM que reune uma serie de dezasseis grandes reportagens feitas por outros tantos jornalistas portugueses. O livro foi coordenado por Jose Manuel Barata Feyo e saiu em 2006. Como acabaram os livros tematicos para esta viagem, leio outros, quica a procura de novos destinos.
"As moedas de ouro portuguesas - os portugalii -, que em sinal de magnificencia os czares faziam distribuir a populacao nos momentos de gloria da sua coroacao, chegaram a Russia bem antes dos primeiros portugueses de nomeada.
...
"

5 comentários:

Ana Duarte disse...

E portanto... foste ouvir o Eric Clapton? Que tal?

Ana Duarte disse...

E olha lá.... esclareceste a miúda? Santiago de Compostela... Espanha... Portugal...!
Raio dos americanos e a sua ideia de que Portugal é uma província de Espanha...!

Anónimo disse...

olha... é muita música com "home"...
queres lá ver que as saudades estão a bater à porta!??!!!???!!!

bjs.
thank you for what you know! :D

Nuno Barbosa disse...

toca lá a escrever, estamos dia 22 e não poes um post ha muitos dias

Ana Duarte disse...

Eu concordo com o Nuno...
Dá notícias, sff!