domingo, 14 de junho de 2009

Um sotaque diferente no berco da nacao

Cheguei ao hostel um bocado cansado por causa das muitas horas de viagem e o rapaz simpatico que esteve a estudar em Granada - Espanha e infelizmente nao teve oportunidade de ir a Portugal apesar de lhe dizerem que era awsome disse-me:


- so you're from Portugal? you speak like..., portuguese?!


- yeah, portuguese - disse eu.


- something to do with the language from the Brasil? - continuou ele.


- yes, it's the same portuguese but a different accent, just like the chinese from China and Taiwan. E tentei exemplificar...



Eis se nao quando aparece um brasileiro que estava aqui em Philadelphia ha dez dias e nos Estados Unidos desde Janeiro, a estudar em Boston onde tem muitos amigos portugueses. Conversamos um pouco e mais uma vez fiquei com a sensacao que esta minha viagem deveria ter incluido Boston no caminho mas nao se pode ter tudo.



Estou entao em Philadelphia - Pensylvania, o berco da nacao, o local onde as 13 colonias se declararam independentes da coroa britanica em 1776. Foi isso tudo que vi hoje de manha aqui bem perto da Olde City (escreve-se mesmo assim com "e") onde me encontro hospedado: Independance Hall, Liberty Bell, Visitor's Center e National Convention Center. De tarde uma caminhada mais longe para o Benjamin Franklin Parkway para ver o Philadelphia Museum of Art que, para alem de ser um belo edificio, tem tambem uma coleccao interessante.



As pessoas em Philadelphia parecem-me mais simpaticas, mais atenciosas e, mais preocupadas em ajudar quando solicitamos ajuda. A cidade e um misto de predios antigos e predios novos muito altos e todos em vidro. Nao sabia e fiquei a saber que Philadelphia nunca foi a capital definitiva dos United States of America; foi-o apenas durante cerca de dez anos enquanto estava a ser construida a cidade de Washington bem perto daqui, um pouco mais para Sul. Nao sabia e fiquei a saber que antes de Philadelphia New York foi a capital durante um ano, o primeiro ano. Tudo isto e muito mais fiquei a saber nesses tres ou quatro edificios que giram todos a volta de tres papeis: Declaration of Independance, Constitution of the United States of America e, Bill of Rights (emendas a constituicao).



E claro esta que levo um livrinho com esses tres documentos que sera uma das poucas coisas que comprarei nesta viagem mas que era indispensavel. Tive um professor na universidade que dizia que quando ia a um pais levava no regresso para Portugal uma constituicao e um codigo do processo civil (era a cadeira que ele leccionava), mas eu lembrei-me de comprar por causa do livro que terminei de ler ontem.

A versao portuguesa chama-se "A Vertigem Americana" e foi-me sugerido pela senhora da Livraria Centesima Pagina em Braga (e que sugestao!). O livro foi escrito com base na viagem que o seu autor Bernard Henry Levy, filosofo frances fez aos Estados Unidos entre Agosto de 2004 e Julho de 2005 para, seguindo os passos de Tocqueville retratar a sociedade americana, tudo isso a expensas de uma revista americana e sem limite de custos (que sorte!). E um livro muito bom que retrata muito bem a America, ja pude comprovar algumas coisas do que la vem escrito, e um livro que eu recomendo vivamente a quem quiser fazer uma viagem destas, ate para decidir alguns sitios onde ir.

" (...)

Curiosa, esta coisa das viagens à América.

Enigmática, quando se pensa nisso, esta paixão que os escritores tiveram, não só os franceses mas europeus, particularmente por esta viagem.

Sempre viajaram, evidentemente.

(...) "

E como repararam torno a nao mostrar fotografias. Neste worstation que utilizo hoje nao me deixam descarregar a maquina nem utilizar a pen drive, esperemos que nao seja assim ate ao fim. Amanha estou em transito novamente, agora numa viagem curta que facilmente poderao adivinhar o destino.



E assim, sem misterio nem suspense, encerro o que havia para dizer sobre Phillie. Bom arranque de semana!



Aditamento: No meio de tudo isto, na Market Street uma das arterias mais importantes da cidade e que atravessa a zona historica, decorria a Gay Parade com gente dos lados a berrar aos altifalantes e com cartazes dizendo que so Cristo os podia salvar de um inferno certo se assim continuassem. Estranho! Tudo muito estranho!

4 comentários:

Sandra Rocha disse...

Então as fotos :)
Continuação de uma boa viagem.
Beijokas.

Anónimo disse...

Onde foste desenterrar estas estranhas relíquias musicais?
Foram bons achados :)
Bj, M.

Ana Duarte disse...

Boston... e tanto te falei de Boston... com alojamento e guia grátis... ;)
Continuação de boa viagem!

Nuno Barbosa disse...

Bem estas a ficar panisca, começo a ficar preocupado, talvez tenhas que provar a tua orientação quando voltares ao trabalho