sexta-feira, 10 de julho de 2009

Aqui e o Texas!!!

Aqui e o Texas! Nao que eles andem aos tiros porque nem se quer andam armados mas aqui eles reclamam o direito de ter arma (mesmo sem licenca) baseando-se nos direitos conferidos pelo Bill of Rights (que falei la atras). Em alguns locais como cafes e restaurantes tem indicacoes de que a posse de arma naqueles locais e crime mas tem alguns outdoors bem interessantes onde eles organizam peticoes para nao perderem esse direito.
O Texas foi o unico estado dos US of A que foi um pais; foi-o durante 10 anos mas pela mesma razao que franceses, espanhois e mexicanos se foram embora, ser improdutivo, resolveram juntar-se a Union; mal eles sabiam que depois iriam descobrir ouro e mais tarde petroleo.

As seis da manha em San Antonio ja o dia estava quente. Dei uma volta pela cidade ainda a acordar e visitei a catedral mais antiga dos Estados Unidos, a Catedral de S. Fernando. Entretanto a azafama foi aumentando e encaminhei-me de autocarro ate ao aeroporto para buscar o carro. Sai do parque pedindo direccoes mas devo ter virado mal entre o east e o west e perdi-me. Parei numa gas station onde a senhora a meio das indicacoes comecou a falar em espanhol e terminou com um "comprendes?". Disse-lhe que sim, que era portugues mas que compreendia um poquito o espanhol e ela cantarolou qualquer coisa que eu nao percebi terminando com um "Laura Pausini". Disse-lhe que essa era italiana e nao portuguesa; queria dizer-lhe que nos somos os da Amalia e do Fado, que o nosso multi-platinado Garth Brooks se chama Tony Carreira mas so queria meter-me a estrada e fazer milhas.

Austin e a capital do Estado do Texas. La mais para o fim do Verao realiza-se o Austin City Limits Music Festival, um festival de musica muito conceituado e a vida nocturna e muito activa mas eu fiquei bem no centro da cidade e ao final da manha para uma visita ao Capitolio, uma replica do de Washington que parece haver uma em cada capital de Estado (mais uma em Habana!). E impressionante como aqui eles fazem visitas aos locais do poder politico, visitas essas que sao bem concorridas, com gente de todas as idades interessada em ver o sitio onde os seus politicos fazem as leis que os regem.

Waco e um local improvavel. A unica referencia que tinha da cidade foi o incidente de ha uns anos com uma seita religiosa por isso estava disposto a passar ao lado mas quando vi a indicacao do Texas Ranger Museum parei. Acabei por perder la a minha maquina fotografica.

Waxahachie e uma pequena cidade poucas milhas a Sul de Dallas. Uma cidade com predios engracados mas no centro nao ha estabelecimentos onde se possa comer, e preciso seguir pela estrada fora e encontram-se os drive-thru a duas ou tres milhas, numa parte nova da cidade. Se se perguntar pela policia o mais provavel e irmos parar a County Jail.

Dallas e uma cidade de predios altos envidracados e pouco mais. As estradas exteriores estavam completas com grandes engarrafamentos mas o centro estava deserto. Encontrei uma igreja interessante que nao fosse as pequenas alminhas que estavam num dos cantos da porta me passava ao lado e uma praca inteira dedicada ao Thanksgiving. Onde estacionei o carro decorria um protesto silencioso de trabalhadores contra uma empresa que nao paga o health care e essas coisas; disse-lhe que back home um protesto daqueles seria ruidoso e ela disse que tinham comecado por isso mas que a policia tinha vindo manda-los calar, por isso estavam agora em volta de todo o quarteirao a entregar papeis informativos. Sai da cidade sem ver os Ewing mas tem uma rua com o nome deles!

Paris e a cidade mais acolhedora dos Estados Unidos. Tive direito a postal de graca e por pouco ia tendo tambem da t-shirt, ja que a senhora que apareceu no fim disse que podia porque era a dona da loja. Fiquei com a impressao que se tivesse prolongado mais a minha estadia provavelmente seria recebido pelo Mayor.

El Paso estava desde o inicio nos meus planos de viagem mas depois de ver melhor as distancias comecei a equacionar se iria la ver essa grande porta de entrada dos mexicanos nos Estados Unidos. Como tive que regressar ao Texas para entregar o carro a cidade voltou a estar na minha rota e nao me desiludiu. A cidade tem uma serie de museus que vale a pena visitar e sente-se o lado de la ao fundo da rua, ja que Juarez esta a uma walking distance. Para atravessar a fronteira e preciso pagar 35 centimos ou 6 pesos e o carro pode ser deixado num dos parques de estacionamento que custam $ 3 USD por turno, nao por horas. Almocei uns tacos acompanhados por uma limonata no restaurante El Paso Grill Restaurant gerido por um italiano que conhece o Porto, Av. da Boavista, etc., etc..

Musica: La Grange - ZZ Top.


Voltei a Waco ao final do dia mas ja estava tudo encerrado. Tive que arranjar alojamento nos arrabaldes para de manha reaver a minha maquina. Tive que fazer mais 140 milhas do que o previsto e perdi cerca de meio-dia que foi preciso recuperar.

Sem comentários: