sábado, 5 de setembro de 2009

"Tijuana vale mesmo a pena?"


Fronteira entre o México e os Estados Unidos da América em Tijuana, sexta-feira 3 de Julho de 2009. A grande afluência leva a longos períodos de espera que por sua vez leva a oportunidades de negócio ...


Sandra:
Eu apenas estive em Tijuana durante uma tarde, por isso não te posso confirmar se a noite é animada como já pareces saber e como eu bem ouvi dos outros viajantes que encontrei um pouco por todos os US of A e que tinham ido lá ou tinham estado em San Diego apenas, como foi o caso do Daniel que sendo estudante e não propriamente um viajante decidiu não arriscar.
Eu entrei a pé e assim não é preciso parar na fronteira, basta atravessar a grande porta giratória de ferro. Em Ciudad Juarez junto a El Paso no Texas já é preciso pagar para atravessar. O regresso é mais demorado pois tem mais gente a atravessar a pé tal como de carro e todos têm que ser vistos e/ou revistados.
Eu podia regressar "até Setembro" porque era a data do meu visto, três meses de permanência. Pelo que percebi, durante esse tempo - entre a data da entrada nos US of A e três meses para a frente - podes sair e entrar as vezes que quiseres. Não cheguei a saber se o podia fazer na fronteira do Canadá mas creio que sim. Esse papelinho verde que tens de preencher à chegada e que eles carimbam tem de andar sempre com o passaporte (eles agrafam-no) e quando te vieres embora tens que o entregar sob pena de não poderes lá voltar, blá, blá, blá...
Nós os portugueses não precisamos de visto, basta fazer o registo num site. Se ainda não o fizeste convém fazê-lo quanto antes. Não guardes para o fim porque eles dão-te autorização para entrar durante dois anos, acho eu.
Não senti insegurança nenhuma em Tijuana, tal como em parte alguma dos US of A, mas se calhar sou só eu que sou sortudo nessas coisas. Ou serei cuidadoso? Esta semana vi que o grande palco da guerra que está a ser travada contra os cartéis da droga é em Ciudad Juarez ...
Tijuana vale a pena. Não deixes de ir lá agora que pensaste nisso. Vai ser bom veres o contraste ali a poucas milhas de San Diego.
Fiz este post porque não gosto de responder na caixa de comentários e assim todas as outras pessoas também podem ler! Qualquer coisa que precises saber mais sobre a Califórnia, estás à vontade e se tiveres tempo, conta-me quais são os teus planos.
Se posso sugerir, não deixes de visitar o farol de Pigeon Point em Pescadero (tem albergue onde podes ficar hospedada) e diz que vais da minha parte. Fica a cerca de 80 milhas a Sul de San Francisco junto à Highway 1 e no centro de Pescadero tem um restaurante que é gerido pela quarta geração de portugueses, o Duarte's Tavern. Para Sul, a 26 milhas tens em Santa Cruz um restaurante brasileiro onde se come um bom pequeno-almoço.

Sem comentários: