sábado, 3 de outubro de 2009

s/t



Ponte entre Portugal e Espanha que servia de passagem para os comboios.

Barca d'Alva - Março 2009


Um destes dia senti curiosidade de ver a estatística deste outro lado, não aquela quantitativa que recebo todas as semanas no relatório a dizer-me quantas pessoas passaram cá, quantas páginas viram e em quanto tempo, mas a qualitativa, a que me diz como chegam cá e quais as páginas que vêem, já que se esquecem muitas vezes de deixar comentários. O resultado não foi de todo surpreendente mas deu para perceber alguns interesses, como o de alguém que no Luxemburgo procurou por “putas de luxembourg” e veio parar aqui, e vários que no Brasil estavam procurando por “superstição vista direita tremendo”, “superstiçao comichao no nariz”, “simbolo da mãozinha da sorte”, “o que significa as manchas brancas nas unhas”, “superstições comichao no nariz o que significa?”, “superstições sobre o alecrim”, “olho piscando involuntariamente” (este muitas vezes!) e “beijar e bater os dentes qual a superstição?” e vieram parar aqui. Em Portugal houve quem quisesse procurar pela “pia do urso” e veio parar aqui, ou outrem que procurou especificamente por “blogsearch.google.com uma questão de carácter” e veio parar aqui; também se procurou por “viajar de de carro estados unidos coast to coast”, “how to rent a car coast to coast”e obviamente desembocou aqui! Mas aquele post que mais visitas trouxe foi este através destas frases colocadas nos motores de pesquisa: “caminhada pocinho foz côa”, “distância km linha férrea pocinho barca d'alva”, “linha de caminhos de ferro entre pocinho e barca d'alva”, “camioneta horário barca d'alva”, “residencial marina vila nova de foz coa fotos” e “posto turismo pocinho”. Não me surpreende porque foi um artigo que trouxe muitas visitas e alguns comentários na altura em que o publiquei e depois disso houve quem entrasse em contacto comigo a pedir informações que eu tenho tentado dar, razão pela qual voltei a actualizar o post há pouco tempo.
No outro dia recebi o powerpoint que enviei na altura para a minha mailing list com as fotos desse passeio e com este texto junto a ele:

«Choca-me ver as fotografias, sendo o nosso País um destino turístico e em especial o Douro, vejam como se encontra abandonado todo o trajecto ferroviário do Pocinho até Barca d'Alva. Todo o esforço centenário de pessoas para tornarem o troço possível acaba por estar abandonado e apodrecido.
Com paisagens lindissimas, deslumbrantes e únicas que só mesmo o Douro e os amigos do Douro têm para oferecer, poderiam estar aproveitadas, já que a via fluviável está a ser explorada até Barca d'Alva.
A linha do caminho de ferro entre o Pocinho e Barca d'Alva fazia parte da linha do Douro, ligando o Porto à fronteira Espanhola.
Veja-se o estado miserável, atrofiante e de apodrecimento em que a político-partidária instalada em Lisboa, que se tem dedicado nos últimos 25 anos a sugar os recursos deste país a deixou.
Enquanto os senhores do sul ficam com as luvas e os lucros do betão e da energia, as gentes do Norte têm que fazer as malas e emigrar.
Com os melhores cumprimentos de,
Francisco Guedes»

Foi interessante ver que as minhas fotografias andam a correr por aí, embora muitas vezes não tenha percepção disso….

14 Out 2009

Depois há quem aqui entre através do link que têm adicionado nos favorites .....


NOTA: este post continua em actualização.

1 comentário:

Ana Duarte disse...

Duas notas:

1ª Não fazia ideia que existia esta funcionalidade e que é possível ver como as pessoas chegam "até nós"...

2ª Estás a ficar um profissional da foto... e muito "rodado" ;)