domingo, 12 de julho de 2009

US of A, from coast-to-coast

A viagem terminou e já estou de regresso a Casa, inteiro, faltando saber se não trouxe o vírus da gripe A comigo pois essa é a principal preocupação das pessoas, que eu as possa contaminar ainda para mais tendo eu atravessado a fronteira para o México. Devo dizer que uma das principais diferenças entre a nossa cultura e a americana é mesmo essa, eles não querem saber e supostamente estão na "zona de contágio". Nas televisoes não se fala disso. Fala-se mais do tempo que vai fazer, a meteorologia é uma constante a cada cinco minutos. Se nos sentamos pela manhã a ver televisão enquanto tomamos o pequeno-almoço, quer seja canal de noticias ou de entretenimento, estao a cada cinco minutos a mostrar as vistas do satélite e depois de terminarem ainda aparece outro(a) pivot a mostrar o teu Estado em particular. É universalmente aceite que quando não temos tema de conversa falamos do tempo, por isso para eles esta história da influenza é um "non-issue". Eu não me alarmei em momento algum com isso e penso que podem vir daí os abraços!

Penso que não tenho muitas mais histórias para contar para além daquelas que fui aqui dando conta, por isso este breve texto vou escrever é sobre a parte mais técnica da viagem, aquela que poderá ser útil a quem quer que leia isto e que tenha em mente fazer uma viagem destas. Como se fosse um guia de viagens não convencional porque esses só mostram aquilo que os patrocinadores lhe pagam para escrever. Assim, descomprometido vou deixar aqui umas notas, sendo certo que como muita coisa faltará, poderão sempre mandar um e-mail a fazer perguntas que eu respondo sempre.

Ao partir para esta viagem a primeira coisa em que pensei foi o quanto custaria, por isso parti à descoberta de sítios na internet onde pudesse retirar a indicacao de precos para as coisas essenciais como dormida, comida e transportes. Depois de tudo isto somado tinha que dar uma folga para as outras coisas nao essenciais como pagar entradas de museus, divertimentos e parques nacionais e naturais, etc., pois viajar não é ficar hospedado em aeroportos...

Tinha uma ideia das cidades que queria ver, aquelas que seriam interessantes e que me diziam alguma coisa, bem como os Estados mais interessantes só por si. Assim, fiz uma listinha com essas cidades mais ou menos pela ordem que as conhecia do mapa e continuei a pesquisa.

Entre fazer a viagem de autocarro e comboio a decisão recaiu pela segunda depois de ler os argumentos do pessoal do Road Trip America (um sitio sobre viagens nos Estados Unidos, muito completo e que tem um forum onde se podem colocar questões que eles respondem) que o autocarro demorava muito tempo, que era mais desconfortavel e que a maior parte das estações estavam nos suburbios em zonas menos aconselhadas já que as pessoas que os frequentavam eram de menos posses. Ainda assim andei de autocarro uma vez, entre Memphis e Nashville porque nao existe comboio e devo dizer que a experiencia foi um desastre, nao por causa de qualquer um dos motivos referidos mas porque eles vendem mais bilhetes do que os do autocarro e quando ele encheu foi preciso esperar que viesse outro condutor e isso atrasou três horas o meu regresso a Memphis numa noite em que a dormida foi das mais caras. Escolhido o comboio optei por um USA Rail Pass que me permitia fazer 8 viagens em 15 dias, havendo também a possibilidade de 15 viagens durante um mês.

No site da AMTRAK comecei a consultar horarios e a fazer o meu itinerario mais certo de acordo com esses horarios, viajando de noite o maior numero de vezes que conseguisse para assim não pagar estadia nessa noite e acordar de manhã com uma nova cidade para explorar. Quem estiver interessado, eles disponibilizam quartos nos comboios mas são bem mais caros.

Depois de saber os dias em que ia estar em determinada cidade fui à procura de alojamento e a opção recaiu sobre os hostels, um tipo de alojamento que eu infelizmente só descobri no ano passado em Valencia e por acaso. Os hostels são alojamentos de baixos custos, sociais, onde os hospedes podem alugar uma cama num quarto comum e partilhar uma casa-de-banho. Não deu para ficar sempre alojado em hostels porque algumas cidades não têm mas fiquei hospedado em alguns bem bons, como são os da cadeia HI - Hosteling International. Ganhei um cartão de membro que é válido por um ano e agora todos os alojamentos que fizer durante esse ano serão mais baratos cerca de $ 3 USD. Outros no entanto eram menos bons. O melhor de todos foi o de Pigeon Point, situado num farol, enquanto que o pior foi o de New Orleans com um pessoal à frente do negócio que não interessava a ninguém.

Depois havia os Estados do interior que eu queria fazer de carro; o Texas e o Arizona eram Estados que me diziam mais qualquer coisa que os outros e que eu queria poder percorre-los à minha vontade. Para isso tratei de ver o preco dos rent-a-car já aqui antes da partida mas como os preços apareciam esquisitos deixei isso para tratar lá. Fui consultando agências e depois foi-me dito que seria muito mais barato trazer o carro de volta ao mesmo sítio do que alugar o carro num Estado e leva-lo para outro como eu queria fazer.

Por fim ver os pontos de interesse das cidades e dos Estados porque ia passar, ver aqueles que é preciso pagar e juntar à conta final. Para New York City comprei um passe de três dias que me permitiu ver entre 50 atraccoes; foi util mas anotei falhas já que dizia que se podia ir varias vezes ao mesmo sitio embora em dias diferentes e quando tentei ir numa noite ao Empire State Building pela segunda vez já não me deixaram entrar. O passe custou cerca de $ 100 USD.

Sendo assim as contas davam cerca de 30 euros em alojamento diario, 30 euros para os gastos com comida e atraccoes, $ 389 USD para o passe do comboio, 800 euros para o carro e 300 euros para a gasolina (no sitio do Road Trip America tem um calculador); tudo o que viesse para baixo desses valores era lucro. As contas acabaram por ser um bocadinho acima dos meus calculados quatro mas nao tinha previsto pagar $ 75 USD para ver o Eric Clapton (mas que valeram bem a pena), $ 80 USD no autocarro entre Memphis e Nashville e o alojamento em Memphis e naquelas noites em que o cansaco já era um bocadinho mais que o desejado e tinha que se ficar no que havia. Se há moteis como o de Waco no Texas em que fiquei por $ 32,99 USD plus Tax., outros houve em que tive que pagar mais que o dobro, como foi o caso do de Temecula na California.

Aos preços apresentados há que somar o Tax., os impostos, que variam de Estado para Estado entre os 6 e os 7 virgula qualquer coisa por cento. Agora dei conta que por cada vez que utilizei o cartão de credito/debito os meus bancos cobraram-me entre 37 e 42 centimos quer a compra fosse alta quer fosse de apenas um euro como o foi muitas vezes - por exemplo quando comprava uma garrafa de água - já que optei por andar practicamente sem dinheiro. Para fazer levantamentos de dinheiro as máquinas ATM cobram uma fee (taxa de serviço) entre $2 e $ 3 USD independentemente da taxa que cobra o nosso banco.

Viajar de comboio nos Estados Unidos é excelente, embora lentos são confortáveis. Já tinha as minhas reservas quanto à construção do TGV aqui em Portugal e agora mais ainda. As distâncias deles são muito maiores que as nossas e eles não têm sequer um comboio como o nosso Alfa Pendular. Hoje na Campanhã disseram-me que o Alfa dá 220 km/h em alguns troços e o comboio mais rápido em que andei nos Estados Unidos anda a 80 Mph, cerca de 140 Km/h. Falei disso com uma das funcionarias da cafetaria no ultimo comboio em que andei e ela que sabia que Portugal era um país pequeno porque tinha sido hospedeira de bordo e voava frequentemente para Lisboa disse: "You don't need speed to go anywhere!".

Viajar de autocarro não foi uma experiência por aí alem, pelo que já disse. Se ao menos eu soubesse que era importante ser dos primeiros não me tinha deixado ficar para último ...

Viajar de carro nos Estados Unidos não é nada do outro mundo. As pessoas cumprem os limites de velocidade e não se vê gente a acelarar demasiado como aqui. Alguns sinais de trânsito são diferentes mas têm escrito o que interessa saber. Em certas cidades têm faixas de rodagem exclusivas para carros com mais de 2 ou 3 pessoas, todos os outros têm que se deixar ficar no meio do engarrafamento enquanto os outros passam pela esquerda (mais uma desvantagem de viajar sozinho!). Nas estradas em obras, e eu encontrei muitas, as multas por excesso de velocidade são a dobrar; nuns Estados tem essa indicação apenas, noutros completam-na dizendo que são a dobrar se os trabalhadores estiverem lá. Quando se vê um carro de emergencia ou um carro da policia parado na berma com outro temos que nos desviar para a faixa da esquerda: It's the law! A polícia anda sempre por perto mas os mais expeditos foram sem dúvida os do Arizona que estavam em toda a parte. Os do Texas no entanto levam o prémio para a melhor localização. Eu apenas fui mandado parar no Oklahoma ...

Viajar de avião dentro dos Estados Unidos demora mesmo assim muito tempo. Fiz dois voos entre San Antonio (tx), Memphis (tn) e New York e demorou-me mais de cinco horas. Ainda assim mais rápido que o comboio que para o mesmo destino levaria 46 horas e seria mais caro.


Não leiam nada disto. Ou então leiam porque eu tive um trabalhão enorme a escrever e esqueçam logo a seguir, porque tem muito mais piada apercebermo-nos disto tudo lá.


Os sítios que mais gostei foram sem duvida os do Colorado e acho que se tivesse que viver numa small town seria Denver a minha escolha. Se fosse numa grande a escolha seria NYC, pois claro. O sítio onde vou voltr um dia de certeza é ao Pigeon Point e à Highway 1.


Longe de estar completa esta viagem há uma cidade que me fica pena de não visitar: Seatle. No ambito da minha visita às cidades da música seria interessante visitar a cidade de onde eclodiu nos anos noventa o movimento grunge. Detroit já era mais dispensavel mas visitar a Motown também deve ser interessante.



e outras:





a lista é interminável....


Livros:

relidos:


Planisfério Pessoal - Gonçalo Cadilhe

especificos para a viagem:



a procura de outros destinos:



Viagens Sentimentais - Tiago Salazar


Sítios internet:

Road Trip America (forum muito bom de troca de informação sobre viagens na América)

Amtrak (comboios)

Greyhound (autocarros)

Várias companhias de rent-a-car. Ver National e Enterprise que são as mais em conta.

Cruiseamerica.com (para quem quiser alugar uma auto-caravana)

Hostels: basta meter no motor de pesquisa que aparecem vários. Comprar preços entre sites porque pode ser mais barato de um para outro.


Agradecimentos:

A todos aqueles que conheci nesta viagem e que a engrandeceram de sobremaneira, dos quais se destacam: Shawn e Nan Nan em Niagara Falls; Ryan em Philadelphia; a miuda do hostel de Chicago que não fixei o nome e que juntamente com as colegas me deram um guia que foi muito util para o resto da viagem; Sean em New Orleans; Mayra em Waco; John em Denver; Eugenia em San Francisco; a srª do hostel em Pigeon Point; Daniel em Santa Monica; Almeida em San Isidro; o ingles que viveu na Australia (adorei ouvir as tuas historias) que trabalhava no hostel em Vegas; e os outros que me deram histórias para contar ....

Aos meus Pais que se aguentaram aqui sem mim;

Aos que foram comentando, mandando e-mails ou lendo isto apenas e vendo à distancia.


Agora?

Agora é tempo do blog ir de férias por uns tempos, provavelmente até ao final do Verão ou principio do Outono quando espero regressar com novidades. Até lá espero voltar a por-me em forma, quero voltar a pedalar porque quero ver se ainda vou este ano a Compostela de bicicleta, quero voltar a por a canoa na água este Verão, quero ver se faço mais uma linha ferrea abandonada e um pedaço da costa à beira-mar. Quanto às viagens, em principio só voltarei para o ano que vem com coisas mais modestas e o pensamento down under, lá para 2011, assim tenha saúde e nada de anormal aconteça...


Quanto às fotografias que foram sendo pedidas elas estão nas etiquetas da barra lateral, passem por lá e pesquisem as que começam por "US" ou aquela que começa por "MX" se estiverem interessados em ver as do México. Deixei apenas uma ou duas de cada ponto onde estive e depois coloco mais.


Até já.

Actualizações do post: 14 Julho às 10 PM

Sem comentários: